BOLETIM DENGUE – DE 01 DE JANEIRO A 25 DE MARÇO DE 2024

BOLETIM DENGUE – DE 01 DE JANEIRO A 25 DE MARÇO DE 2024

Solicitamos a colaboração de todos na prevenção porque a cada ano a Dengue se torna mais presente e causando vítimas.
Prevenção: Evite que a água da chuva fique acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos; não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios; trate adequadamente a piscina com cloro; lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana; coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas; mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos.
 Casos suspeitos: febre com duração de 2 a 7 dias, com 2 ou mais dos seguintes sintomas náusea, vomito, dor no corpo, dor de cabeça e vermelhidão na pele.

Procurar atendimento médico imediato.

 Hidratação: Uma hidratação adequada evita agravamento dos casos e salva vidas. A hidratação para a grande maioria dos casos deve ser feita via oral. Atenção aos pacientes com comorbidades, crianças, gestantes e idosos devem procurar atendimento médico imediato para adequada hidratação e avaliação.

 Identificar sinais de alarmes e procurar atendimento imediatamente: dor abdominal que não melhora com analgesia, vômitos persistentes, confusão mental ou sonolência, sangramentos, desconforto respiratório, diminuição na quantidade de urina, queda da pressão arterial, choro persistente em crianças.

 Coletar exames: sorologia a partir do 6º dia de doença.

AEDES AEGYPTI! COMBATA ESSE MOSQUITO!

VIGILÂNCIA EM SAÚDE
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE